Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Operação "Província" desarticula quadrilha que desviava recursos públicos no Ceará

    Publicado por Direito Ceará
    há 14 anos

    O Ministério Público do Estado do Ceará, em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU), Polícia Federal, Receita Federal do Brasil e com o apoio do Tribunal de Contas dos Municípios e a Coordenadoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará, desencadeou, na manhã de hoje, 10 de março, a Operação Província, com o objetivo de desarticular uma quadrilha especializada no desvio de verbas públicas em desfavor do patrimônio de vários Municípios do Ceará e de órgãos da estrutura administrativa do Governo Estadual, com a participação de servidores públicos e membros de comissões de licitação.

    A participação da CGU e Polícia Federal nesta operação foi um desdobramento da Operação Gárgula, deflagrada em dezembro de 2009, na qual também foi identificada a atuação de um grupo de empresas que vinha sendo investigado pelo Ministério Público do Estado do Ceará. A organização criminosa constituiu as empresas PRATIKA INCORPORAÇÕES LTDA, DARUMA CONSTRUÇÕES E EMPREENDIMENTOS LTDA, ÊXITO CONSTRUÇÕES E EMPREENDIMENTOS LTDA, CONSTRUTORA LEANDRO DOS SANTOS, e MASTER ASSESSORIA E ENGENHARIA LTDA, que servem de fachada para a atuação da empresa FALCON CONSTRUTORA E SERVIÇOS LTDA, de propriedade de RAIMUNDO MORAIS FILHO.

    A constituição de tais empresas tinha como objetivo frustrar o caráter competitivo das licitações, facilitando a participação concomitante delas em persos procedimentos licitatórios, e, assim, assegurar a apropriação de recursos públicos, conquanto todas elas estejam interligadas, seja pelo parentesco próximo de seus sócios, seja pelos vínculos de subordinação existente entre os sócios de uma e de outra empresa. RAIMUNDO MORAIS FILHO usava nome e dados de pessoas humildes para constituir as empresas pagando, para tanto, algo em torno de R$ 150,00 por mês.

    Fonte: Assessoria de Imprensa do MP-Ce

    • Publicações1940
    • Seguidores7
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações102
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/operacao-provincia-desarticula-quadrilha-que-desviava-recursos-publicos-no-ceara/2115212

    Informações relacionadas

    Controladoria-Geral da União
    Notíciashá 13 anos

    Operação Província II desarticula esquema de desvio de recursos públicos no Ceará

    Receita Federal
    Notíciashá 14 anos

    Receita deflagra Operação Província no estado do Ceará

    Notíciashá 12 anos

    Operação Província 2 constata desvio de R$ 20 milhões no Ceará

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais
    Jurisprudênciahá 6 anos

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Apelação Cível: AC XXXXX84756991001 MG

    Petição Inicial - TRF03 - Ação Popular com Antecipação de Tutela - Ação Popular - contra União Federal e Fundacao Carlos Chagas

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)