Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Campanha "Cidadania começa em casa" discute hoje trabalho doméstico

    Publicado por Direito Ceará
    há 14 anos

    Quantas são as crianças exploradas no trabalho doméstico no Ceará e no País? Qual a proporção das pequenas trabalhadoras domésticas frente às demais formas de exploração do trabalho de crianças e adolescentes? Quais os direitos assegurados pela recente legislação sobre o trabalho doméstico? Estas e outras questões serão respondidas hoje (26/4), a partir das 14h30, em audiência pública na Assembléia Legislativa, pelo procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima.

    O evento marcará o lançamento da Campanha Cidadania Começa em Casa, idealizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) no Ceará para marcar a passagem do Dia do Trabalhador Doméstico, que transcorre amanhã, dia 27/4. Ao longo de toda esta semana, será realizada uma série de atividades. Além da audiência pública de hoje, ocorrerão amanhã, das 6 às 8 horas, panfletagens nos sete terminais de ônibus de Fortaleza. Até sexta-feira, dia 30, também serão proferidas palestras sobre o tema em colégios particulares e escolas públicas da Capital e do Interior.

    Segundo o procurador do Trabalho, que está à frente da campanha, o objetivo é conscientizar a sociedade cearense para a erradicação do trabalho infantil doméstico, considerado uma das piores formas de trabalho infantil, conforme o Decreto Federal nº 6.481/2008. Ele explica que a iniciativa visa, também, sensibilizar empregadores e conscientizar empregados quanto aos direitos e deveres dos trabalhadores domésticos adultos, principalmente no que se refere à anotação da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e ao recolhimento das contribuições previdenciárias.

    As estatísticas relativas à atividade, que serão apresentadas pelo procurador, se baseiam em estudo realizado por ele com base na mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Antonio de Oliveira Lima informará também a proporção de mulheres e meninas entre os trabalhadores domésticos no Estado e no País. Os números revelam que ainda estamos muito longe de alcançar o objetivo maior da Constituição Federal: a dignidade da pessoa humana. Para atacar esse problema, é indispensável conscientizar as famílias. Afinal, cidadania começa em casa, enfatiza o procurador.

    Para realização da campanha foram produzidos 10 mil cartazes e 150 mil panfletos para distribuição no decorrer da campanha em todo o Estado. Educadores, agentes de saúde, e representantes de órgãos governamentais e não governamentais foram mobilizados para se engajar na campanha, promovendo, em parceria com entidades locais, eventos em diversos municípios acerca do tema.

    DEFINIÇAO

    De acordo com a legislação brasileira, o trabalhador doméstico é aquele que presta serviços de natureza contínua e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas. São, portanto, exemplos de empregados domésticos o mordomo ou governanta, a cozinheira, a lavadeira, a faxineira, o vigia; a babá, o motorista particular, o acompanhante de idoso e o caseiro do sítio, se o local, neste caso, é usado apenas para o lazer.

    SERVIÇO

    Hoje, 26/4, às 14h30, na Assembléia Legislativa. Lançamento da Campanha Cidadania Começa em Casa.

    • Publicações1940
    • Seguidores7
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações63
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/campanha-cidadania-comeca-em-casa-discute-hoje-trabalho-domestico/2164867

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)