Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Presidente da Associação dos Advogados do Ceará escreve "Honorários não são gorjetas"

    Publicado por Direito Ceará
    há 13 anos

    A Associação dos Advogados do Estado do Ceará (AACE) está lançando a campanha Honorários não são gorjetas, com o objetivo de buscar a valorização e o respeito aos honorários sucumbenciais advocatícios em valor justo.

    Nós que militamos na advocacia, sabemos das dificuldades relacionadas à fixação dos honorários sucumbenciais.

    Muitas vezes, o profissional passa anos trabalhando arduamente em um processo e, quando consegue uma vitória judicial, tem honorários sucumbenciais fixados em valores ínfimos, sem guardar a exigida proporcionalidade com o trabalho.

    De acordo com o Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na falta de estipulação ou de acordo, os honorários são fixados por arbitramento judicial, em remuneração compatível com o trabalho e o valor econômico da questão, não podendo ser inferiores aos estabelecidos na tabela organizada pelo Conselho Seccional da OAB.

    Por sua vez, o Código de Processo Civil prevê no seu artigo 20 que os honorários serão fixados conforme o zelo do profissional, o lugar da prestação do serviço e a natureza e a importância da causa.

    Portanto a legislação concede ao magistrado, em muitos casos, a liberdade de atribuir o valor dos honorários desde que se leve em conta os parâmetros citados.

    Portanto, é preciso que os advogados reajam a mais essa dificuldade que nos é imposta.

    Para isso, estamos iniciando a Campanha, que já foi lançada com bastante sucesso pela Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e deverá percorrer todo o País.

    É preciso conscientizar toda a sociedade de como se dá o processo de fixação dos honorários e de que os advogados precisam receber valores justos.

    E é preciso, antes de tudo, conclamar os próprios advogados a levantar a voz para dizer que não aceitamos o desrespeito aos honorários sucumbenciais, que são um direito e precisam de uma vez por todas ser respeitados.

    veja mais

    • Publicações1940
    • Seguidores7
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações84
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-da-associacao-dos-advogados-do-ceara-escreve-honorarios-nao-sao-gorjetas/2847301

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)