Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Pode acabar amanhã, 2a.feira, 17 , a greve dos bancos

    Publicado por Direito Ceará
    há 13 anos

    A greve dos bancários deve acabar nesta 2a.feira (17/10). Amanhã, os 100 sindicatos da categoria, que estão organizados pelo Comando Nacional de Greve, realizam assembleias para definir se aceitam ou não a proposta dos bancos.

    O presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, Carlos Eduardo Bezerra, acredita que o trabalhador bancário irá para a assembleia disposto a suspender a greve. O bancário não entrou em greve porque quis, mas sim para se defender.

    Quem o empurrou para a greve foi o Governo Federal e os bancos, diz. A paralisação nacional já dura 15 dias mas, no Ceará, ela chega a seu 22º dia.

    Além dos quesitos econômicos, Bezerra destaca o importante avanço de reivindicações antigas da categoria, como a cláusula que coíbe o transporte de numerário por bancários, o aumento no número de câmeras de vigilância e o fim da divulgação de rankings de metas individuais dos funcionários, que combaterá o assédio moral.

    Avançamos também na conquista da contratação, por parte do Governo Federal, de um número maior de bancários para a Caixa Econômica Federal.

    Serão 5 mil postos de trabalho a mais, passando de 87 mil para 92 mil, afirma.

    O presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará diz que esta greve a maior dos últimos 20 anos da categoria é uma conquista não só dos bancários, mas de toda a classe trabalhadora.

    Estamos há 21 dias em greve e sempre defendemos a negociação na mesa e não nos tribunais. Com isso, conseguimos que os bancos aprovassem propostas que são verdadeiros avanços. Acredito que nesses 21 dias chegamos ao limite do que o movimento poderia conseguir.

    Decisão

    A assembleia geral acontecerá na sede do Sindicato dos Bancários, às 19h:00 horas.

    A proposta dos bancos será lida e em seguida colocada em votação. Vencerá a decisão obtida por maioria em contagem que será visual.

    Mas se houver empate, a votação será feita por meio de contagem de crachás dos bancários presentes.

    Primeiro, serão contadas as identificações de quem é contra a suspensão da greve e, depois, daqueles a favor. O que tiver maioria simples (50+1) decidirá os rumos da greve no Ceará.

    Na avaliação do Comando Nacional dos Bancários, a proposta apresentada atende às principais reivindicações da categoria: aumento real de salário pelo 8º ano consecutivo, valorização do piso, distribuição de um valor maior de PLR e avanços nas cláusulas de segurança e saúde do trabalhador.

    Dessa forma, o Comando recomenda a aprovação da proposta pelas assembleias estaduais.


    Leia Mais (Reportagem completa no jornal O Povo)

    veja mais

    • Publicações1940
    • Seguidores7
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações71
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pode-acabar-amanha-2afeira-17-a-greve-dos-bancos/2884009

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)