Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Radar móvel: Defensoria Pública entra com ação para anular multas

    Publicado por Direito Ceará
    há 14 anos

    A Defensoria Pública do Ceará entrou ontem com uma ação civil pública, com pedido de liminar, para que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) desative todos os radares estáticos (móveis) instalados pelo órgão. A ação também pede que sejam anuladas as multas aplicadas por esse tipo de equipamento nos últimos cinco anos e que sejam devolvidos em dobro os valores recolhidos no período.

    O pedido foi protocolado no Fórum Clóvis Beviláqua e será analisado por um dos juízes das Varas da Fazenda Pública. É ele quem irá conceder ou não a liminar. Segundo o defensor público Thiago Tozzi, do Núcleo de Ações Coletivas, a situação dos radares móveis no Ceará é irregular porque não há sinalização indicando a existência desse tipo de equipamento nas vias. ``O radar móvel não pode ficar escondido. Tem que ter a mesma sinalização do radar fixo``, compara.

    No pedido de liminar, o defensor público cita uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O artigo 5 diz que é obrigatória a sinalização vertical ``ao longo da via em que está instalado o aparelho, equipamento ou qualquer outro meio tecnológico medidor de velocidade.`` A sinalização tem que estar a uma distância entre 100 e 300 metros do equipamento, no caso das vias em que a velocidade máxima permitida é de menos de 80km/h.

    Segundo Tozzi, a sinalização existente nessas vias foi feita pensando nos radares fixos. No caso dos móveis, essa distância não seria respeitada. O pedido de liminar cita o exemplo de um radar móvel na avenida Washington Soares que estaria a um quilômetro de distância da sinalização indicando fiscalização eletrônica.

    Na ação, o defensor público cita ainda a matéria publicada no O POVO no último dia 17. A reportagem mostra que, no ano passado, os radares móveis registraram quase o triplo das infrações captadas pelos radares fixos. Os dados consideram as infrações cometidas nas avenidas Maestro Lisboa, Washington Soares e Senador Carlos Jereissati. ``O equipamento só tem finalidade educativa se tiver a sinalização. Não pode ser instalado sorrateiramente. É público e notório que se tornou uma máquina arrecadatória``, diz Tozzi.

    O POVO entrou em contato com o Detran-CE. Segundo a assessoria de imprensa, o órgão irá aguardar o pronunciamento da Justiça. Só depois, falará sobre o assunto. Ainda de acordo com a assessoria, todos os equipamentos eletrônicos usados pelo Detran-CE, sejam fixos ou estáticos, estão de acordo com o que determina a legislação de trânsito.

    O QUE DIZ A LEI

    > Segundo resolução do Contran, é obrigatória a utilização de sinalização vertical ao longo da via em que está instalado o aparelho, equipamento ou qualquer outro meio tecnológico medidor de velocidade. A sinalização deve informar a existência de fiscalização, bem como a associação dessa informação à placa de regulamentação de velocidade máxima permitida.

    > Para a fiscalização de velocidade com medidor do tipo fixo, estático ou portátil deve ser observada, entre a placa de regulamentação de velocidade máxima permitida e o medidor, uma distância que varia de acordo com a velocidade
    máxima permitida e o tipo de via (urbana ou rural).

    > No caso das vias urbanas, essa distância é de 100 a 300 metros quando a velocidade máxima permitida for inferior a 80 km/h e de 400 a 500 metros quando for de 80 km/h.

    > Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, não serão aplicadas sanções (entre elas multa) quando a sinalização for insuficiente ou incorreta.ou incorreta.

    E-MAIS

    > Na matéria publicada no O POVO no último dia 17, o chefe de gabinete responsável pela sinalização e pelos fotossensores no Detran-CE, Júlio Cavalcanti, explicou por que o radar móvel flagra mais infrações do que o fixo. ``O condutor está habituado a passar naquela via e já sabe onde os fixos estão. Daí, após o radar fixo, acelera o carro e e é surpreendido pelo radar móvel``, afirmou.

    > Em 2009 os radares móveis do Detran registraram 134.073 infrações na Capital, quase o triplo do captado pelos fixos (45.385).

    > O Detran-CE só usa radares móveis nas três rodovias de Fortaleza: CE-025 (avenida Maestro Lisboa), CE-040 (avenida Washington Soares) e CE-501 (avenida Senador Carlos Jereissati). O órgão dispõe de três radares móveis. Nessas mesmas vias, são 21 equipamentos fixos.

    > A Defensoria Pública pretende entrar com uma outra ação civil pública contra a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC). O órgão também usa radar móvel nas vias de Fortaleza. O pedido de liminar ainda está sendo elaborado.

    Fonte: Jornal O POVO

    • Publicações1940
    • Seguidores7
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1928
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/radar-movel-defensoria-publica-entra-com-acao-para-anular-multas/2131314

    Informações relacionadas

    Hugo Moura ⚖, Advogado
    Notíciashá 6 anos

    Policiais rodoviários com radar não poderão mais se esconder

    Ronaldo Zanata Pazim, Advogado
    Notíciashá 4 anos

    Radar escondido, agora é proibido!

    Petição Inicial - TJSP - Ação Anulatória de Multa de Trânsito - Procedimento do Juizado Especial Cível

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)